ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FAMALICÃO

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO!

ENTRE EM CONTACTO!

Sabia que...

Anualmente, mais de 700.000 adultos na Europa morrem de doença cardiovascular, fazendo desta a primeira causa de morte no Ocidente?

Pelo menos 40% morrem de morte súbita de causa cardíaca – Paragem Cárdio-Respiratória, antes mesmo de chegarem ao hospital?

A desfibrilhação é a aplicação de uma corrente eléctrica (choque eléctrico) num doente em Paragem Cárdio-Respiratória através de um desfibrilhador, juntamente com o Suporte Básico de Vida, fazendo com o que sangue volte a circular. O Desfibrilhador Automático Externo (DAE), utilizado em paragens cárdio-respiratórias, tem como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular presente em 90% das paragens cardíacas. Este equipamento tem a capacidade de efectuar a leitura automática do ritmo cardíaco e das condições cardíacas através de pás adesivas em contacto com o tórax do paciente. A sua utilização é reservada a utilizadores com formação e autorização específica. A desfibrilhação é a única terapia eficaz para a fibrilhação ventricular.

Por cada minuto que passa sem manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e desfibrilhação, a hipótese de sobrevivência diminui 7% a 10%.

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão, atentos a este fenómeno, possuem actualmente 6 ambulâncias equipadas com DAE e 75 bombeiros credenciados como operacionais de desfibrilhação nestes equipamentos.

Bombeiros Voluntários de Famalicão… Nós temos, você dispõe!

Em caso de emergência ligue 252 301 112

Share