Design by:
© 2015 | Todos os direitos reservados | Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de V. N. Famalicão
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE V. N. FAMALICÃO B V F INFORMAÇÃO
Janeiro 2016
o tempo Publicada:  5 de janeiro de 2016, 10:47
Na madrugada de hoje, às 05h10, Bombeiros Voluntários de Famalicão foram acionados para um incêndio num automóvel na Rua D. Sancho I em Fradelos. À chegada da equipa dos bombeiros ao local o automóvel encontrava-se totalmente envolvido em chamas. Foram enviados para este incêndio 2 veículos e 7 bombeiros.
INCÊNDIO NUMA VIATURA
Publicada:  11 de janeiro de 2016, 11:05
Entre as 00H00 do dia 31 de Dezembro 2015  e as 08H00 do dia 04 de Janeiro 2016, os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram solicitados para 38 serviços de transporte de doentes e transferências hospitalares, 1 abertura de porta com socorro, 5 acidentes de viação, 1 atropelamento, 4 inundações, 43 doenças súbitas, 5 intoxicações, 4 situações de trauma, 2 prevenções a actividades desportivas e 1 operação de busca de pessoa desaparecida. No total os Bombeiros Voluntários de Famalicão mobilizaram  111 veículos e 241 operacionais.
Publicada:  12 de janeiro de 2016, 20:03
 Hoje às 17.25 ocorreu um acidente viação entre uma viatura ligeira e uma pesada, ambas de transporte de mercadorias, na freguesia de Mogege. Em resultado do embate, a viatura ligeira incendiou-se. Ambos os condutores conseguiram sair das viaturas pelos seus meios, havendo contudo a necessidade de conduzir o condutor da viatura ligeira, feminino de 30 anos, ao hospital de Famalicão. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão prestaram socorro a este acidente com 3 veículos e 10 bombeiros.
Publicada:  11 de janeiro de 2016, 21:05
 Incêndio num automóvel, hoje à noite, em Seide. O alerta foi dado às 20h33 para a existência de uma viatura que estava a arder no acesso à A7, em Seide. Apenas se registaram danos materiais. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão deslocaram-se para o local com 2 veículos e 6 bombeiros
Publicada:  14 de janeiro de 2016, 14:49
Hoje os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram solicitados às 8h25 para um acidente de viação na EN 204 , na Rua José Freitas Dias, freguesia de Antas. Do acidente resultaram apenas danos materiais. O condutor, único ocupante do veículo acidentado, não sofreu qualquer ferimento. Os Bombeiros de Famalicão estiveram no local com 1 ambulância e 1 veículo de desencarceramento.
ACIDENTE DE VIAÇÃO NA E. N. 204 Publicada:  18 de janeiro de 2016, 17:40
Na passada sexta-feira, às 23h25, os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram accionados para prestarem apoio no combate a um incêndio industrial que ocorreu no Concelho vizinho de Santo Tirso. O incêndio foi de grandes proporções e obrigou à mobilização de diversos meios de combate. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estiveram neste incêndio durante toda a noite e colaboraram no combate ao mesmo com 3 bombeiros e com 1 dos seus veículos tanque de grande capacidade.
APOIO A INCÊNDIO EM SANTO TIRSO Publicada:  18 de janeiro de 2016, 12:12
Ao início da noite de ontem, às 21h45, os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram accionados para um incêndio numa habitação na Rua do Prado em Gavião. O incêndio provocou danos avultados na habitação, tendo a mesma ficado sem condições de habitabilidade. A única moradora da mesma ficou alojada em casa de familiares. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão enviaram para este incêndio 5 veículos e 14 bombeiros. A PSP Famalicão esteve também presente.
INCÊNDIO NUMA HABITAÇÃO  EM GAVIÃO Publicada:  19 de janeiro de 2016, 12:19
Na madrugada de hoje, às 03h35, ocorreu um incêndio numa industria localizada na Freguesia de Fradelos. Do incêndio resultaram danos numa máquina e no sistema eléctrico da empresa. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão enviaram para esta ocorrência 2 veículos e 8 bombeiros.
INCÊNDIO INDUSTRIAL EM FRADELOS Publicada:  20 de janeiro de 2016, 15:21
Sabia que... Cada bombeiro voluntário anualmente frequenta no mínimo 40h de instrução? Que essa instrução visa o treino e o saber -fazer através do aperfeiçoamento permanente dos conhecimentos adquiridos? Que todos os anos o plano de instrução é reformulado para que os bombeiros possam actualizar-se nas diversas áreas que constituem a sua missão? Os homens e mulheres que diariamente você vê em serviço estão constantemente a adquirir novos conhecimentos e a cimentar os já adquiridos com vista a um único objectivo que é o de cumprir a sua missão com zelo e competência. Bombeiros Voluntários - voluntários por opção mas profissionais na acção!! Bombeiros Voluntários de Famalicão... Nós temos, você dispõe! Em caso de emergência ligue 252 301 112
Publicada:  22 de janeiro de 2016, 17:45
Ao início da tarde de hoje ocorreu uma colisão entre 2 viaturas na Freguesia de Cabeçudos. Deste acidente resultaram ferimentos ligeiros nos 2 condutores que foram socorridos e transportados ao Hospital de Famalicão. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão enviaram para este acidente 2 ambulâncias.  
ACIDENTE DE VIAÇÃO EM CABEÇUDOS Publicada:  23 de janeiro de 2016, 17:33
Uma colisão provocou ferimentos num jovem de 18 anos esta tarde na freguesia de Nine A Vítima foi socorrida por Bombeiros Famalicão e Bombeiros Viatodos, que a transportaram ao hospital. Os Bombeiros Voluntários Famalicão enviaram para esta ocorrência 2 veículos e 7 bombeiros.  
ACIDENTE DE VIAÇÃO EM NINE Publicada:  22 de janeiro de 2016, 22:23
Realizou-se no dia 22 Janeiro 2016, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a promoção de 20 bombeiros à categoria de bombeiro de segunda. Após um processo formativo exigente, estes 20 bombeiros viram o seu esforço reconhecido neste dia ao serem promovidos numa cerimónia cheia de emotividade. Nesta cerimónia foi também homenageado um bombeiro que recentemente passou ao quadro de honra, após 35 anos de dedicação à causa do voluntariado. O bombeiro Joaquim Campos Araújo, carinhosamente conhecido por Sr. Quintas, passou ao quadro de honra com promoção à categoria de subchefe, pelo mérito e dedicação demonstradas ao longo da sua vida de bombeiro. A todos os Bombeiros Voluntários de Famalicão, os sinceros parabéns por esta etapa na sua vida de bombeiros.
Publicada:  23 de janeiro de 2016, 14:58
Acidente de viação na EN 204 em Avidos ao início da tarde deste Sábado. 1 ferido média gravidade, feminino cerca de 30 anos, foi conduzido ao Hospital de Famalicão com acompanhamento da viatura médica de Famalicão. Os Bombeiros Voluntários Famalicão prestaram socorro com 2 veículos e 7 bombeiros.  
ACIDENTE DE VIAÇÃO EM AVIDOS Publicada:  26 de janeiro de 2016, 9:01
Pelas 22h40 os Bombeiros de Famalicão foram alertados para um possível incêndio urbano no edifício Alvares Cabral na rua Luís Barroso. Quem alertou os bombeiros informou da existência de fumo no prédio, não sabendo informar a proveniência do mesmo. Após inspecção feita pelos Bombeiros Famalicão a todo o edifício incluindo o telhado constatou-se  que a origem do fumo seria proveniente da má tiragem da chaminé dos fogões de sala, pelo que estaria a meter fumo para o interior dos apartamentos. Os Bombeiros de Famalicão estiveram no local com 2 veículos e 7 elementos.  
INCÊNDIO URBANO | Rua Luís Barroso
Publicada:  1 de janeiro de 2016, 19:17
Hoje ao inicio da tarde ocorreu um despiste seguido de capotamento de uma viatura ligeira de passageiros na auto estrada a3, km 28, sentido Sul/Norte. Deste acidente resultaram ferimentos ligeiros no condutor sem necessidade do mesmo ser conduzido ao hospital. A viatura acidentada incendiou-se em consequência do acidente. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão prestaram socorro com 1 ambulância e 1 veículo combate a incêndio.
Publicada:  1 de janeiro de 2016, 19:17
Ao inicio da noite de ontem foi dado o alerta para o desaparecimento de uma idosa, surda e muda, moradora na Freguesia de Avidos. Bombeiros, GNR e populares procedam às buscas da senhora, tendo a mesma sido encontrada viva mas com sinais de hipotermia, tendo sido conduzida ao hospital. Bombeiros Voluntários de Famalicão mobilizaram para esta ocorrência 4 veículos, 14 operacionais e 2 equipas cinotécnicas do seu Grupo Especial De Busca e Salvamento.
Ler mais...
OPERAÇÃO DE BUSCA DE PESSOA DESAPARECIDA Publicada:  4 de janeiro de 2016, 15:00
Ao início da tarde de hoje um veículo ligeiro de passageiros capotou na auto estrada A3, ao km 24 antes da saída para Santo Tirso. Deste acidente resultou 1 ferido ligeiro. Os Bombeiros Voluntários Famalicão prestaram socorro com 2 veículos e 7 operacionais.
Publicada:  7 de janeiro de 2016, 11:02
Esta noite às 00h05 ocorreu um acidente de viação na auto- estrada A3 km 39, sentido Famalicão/Braga. Um automóvel ligeiro de passageiros capotou múltiplas vezes, ficando posicionado sobre o separador central da via com o condutor e único ocupante do mesmo encarcerado. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão procederam ao socorro e desencarceramento da vítima (masculino 37 anos), transportando a mesma em estado considerado grave para o Hospital de Braga. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão enviaram para este sinistro 4 veículos e 12 bombeiros.
Publicada:  5 de janeiro de 2016, 10:48
Uma colisão entre 2 viaturas na auto-estrada A3 às 09h04, um capotamento de 1 viatura na auto-estrada A3 às 13h36, um capotamento de 1 viatura na auto-estrada A7 às 15h03, um capotamento de 1 viatura na Rua José Freitas Dias em Antas às 16h25, um capotamento de 1 viatura na rotunda de acesso à Variante Nascente na EN 204 em Antas às 16h30 e uma colisão entre 2 viaturas na Avenida D. Afonso Henriques em Calendário às 19h38. Destes acidentes felizmente resultaram apenas feridos ligeiros que foram conduzidos ao hospital de Famalicão. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão prestaram socorro a estes sinistros com 9 veículos e 22 bombeiros. Nunca é demais lembrar os senhores automobilistas para circularem com o máximo de precaução com chuva e condições de visibilidade reduzida, diminuindo a velocidade e promovendo uma condução segura e adequada às condições atmosféricas e da estrada.
Publicada:  7 de janeiro de 2016, 13:23
Sabia que…. Anualmente, mais de 700.000 adultos na Europa morrem de doença cardiovascular, fazendo desta a primeira causa de morte no Ocidente?  Pelo menos 40% morrem de morte súbita de causa cardíaca – Paragem Cárdio-Respiratória, antes mesmo de chegarem ao hospital?  A desfibrilhação é a aplicação de uma corrente eléctrica (choque eléctrico) num doente em Paragem Cárdio- Respiratória através de um desfibrilhador, juntamente com o Suporte Básico de Vida, fazendo com o que sangue volte a circular. O Desfibrilhador Automático Externo (DAE), utilizado em paragens cárdio-respiratórias, tem como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular presente em 90% das paragens cardíacas. Este equipamento tem a capacidade de efectuar a leitura automática do ritmo cardíaco e das condições cardíacas através de pás adesivas em contacto com o tórax do paciente. A sua utilização é reservada a utilizadores com formação e autorização específica. A desfibrilhação é a única terapia eficaz para a fibrilhação ventricular.  Por cada minuto que passa sem manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e desfibrilhação, a hipótese de sobrevivência diminui 7% a 10%. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão, atentos a este fenómeno, possuem actualmente 6 ambulâncias equipadas com DAE e 75 bombeiros credenciados como operacionais de desfibrilhação nestes equipamentos. Bombeiros Voluntários de Famalicão… Nós temos, você dispõe!   Em caso de emergência ligue   252 301 112
Subir ao topo da página