Design by:
© 2015 | Todos os direitos reservados | Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de V. N. Famalicão
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE V. N. FAMALICÃO B V F INFORMAÇÃO
Março 2016
o tempo
Publicada:  19 de fevereiro de 2016, 14:42
No próximo dia 7 de Março, a SEMET em parceria com a Associação Humanitária de B. V. de Famalicão vão realizar um curso de socorrismo e emergência, com principal destaque nos primeiros socorros e Prevenção e Combate a Incêndio. Este curso terá uma carga horária de 50 horas e irá realizar-se no quartel dos Bombeiros Voluntários de V. N. de Famalicão. Esta formação é passivel de financiamento pela Medida Cheque Formação. Esta formação é obrigatória de acordo com a Lei nº 102/209 que regula as obrigações no que respeita à Segurança e Higiene  no trabalho. Os interessados deverão fazer a sua inscrição, entrando em contacto com a SEMET - Segurança e Medicina no trabalho, Lda., pelo número 969 038 851, pelo e-mail: formacao@semet.pt  
FORMAÇÃO
Repetindo duas iniciativas realizadas no ano passado, a Associação Humanitária de B.V. de Famalicão realiza no mês de Julho dois eventos motorizados, que pegando no sucesso da época passada, espera-se um brilhantismo ainda maior. Trata-se do Rali B.V. Famalicão, uma prova que para além de pontuar para o Trofeu CIM irá pontuar também para o Campeonato Regional de Ralis do Norte, levando desta forma a prova do concelho de Famalicão novamente a um calendário FPAK, realizando-se a 16 Julho. A Segunda iniciativa realiza-se 15 dias depois, e será denominada de Super-Especial B.V. Famalicão, uma prova que a exemplo do ano passado se disputará já com o cair da noite, trazendo um colorido diferente a algumas artérias do centro da cidade. Embora não pontue para qualquer competição FPAK, este é um evento que atraí pilotos de várias modalidades, trazendo ao concelho de Famalicão milhares de aficionados. No plano desportivo ambos os eventos são organizados pelo mais recente associado da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, o clube de Famalicão Team Baia.   Para qualquer esclarecimento contacte; Filipe Martins 917 252 545
Publicada:  25 de fevereiro de 2016, 9:22
INCÊNDIO NUMA HABITAÇÃO EM ANTAS Um incêndio numa habitação ocorrido ontem à noite às 20h25 na Freguesia de Antas provocou danos avultados na mesma. O incêndio ficou circunscrito a um dos quartos, mas o fumo e as altas temperaturas registadas provocaram danos na generalidade da habitação, ficando a mesma sem condições de habitabilidade. Os moradores não sofreram qualquer ferimento e ficaram alojados em casa de vizinhos. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão combateram este incêndio, com 3 veículos e 11 bombeiros.
Publicada:  3 de março de 2016, 9:48
Ontem, dia 1 de Março foi DIA INTERNACIONAL DA PROTECÇÃO CIVIL, o Quartel de Bombeiros Voluntários de Famalicão estiveram de portas abertas, para receber as crianças das várias escolas do concelho. De manhã receberam a visita de alunos das escolas de S. Miguel-o-Anjo e Centro Escolar Luís de Camões, que foram recebidas no auditório João Coelho, desta Associação Humanitária. À tarde foi a vez das visitas da APPCDM de Vila Nova de Famalicão e do Centro escolar de Antas. Os alunos que visitaram a corporação dos Bombeiros Voluntários de Famalicão estavam deliradas com os equipamentos. Veja a reportagem em video.
Publicada:  2 de março de 2016, 11:00
Nos dias 16 e 19 de Fevereiro de 2016 os Bombeiros Voluntários de Famalicão estiveram na Escola Básica de Ribeirão a promover palestras junto da comunidade escolar sobre Suporte Básico de Vida, Cadeia de Sobrevivência e Posição Lateral de Segurança. Esta actividade, inserida no programa lectivo do 9º ano do grupo de ciências naturais, mobilizou cerca de 200 alunos.
Publicada:  4 de março de 2016, 16:30 Publicada:  8 de março de 2016, 20:30
Ao início da tarde de hoje um homem com cerca de 80 anos foi encontrado caído e inconsciente num terreno agrícola localizado em Ribeirão.   Foram accionados meios de socorro mas as tentativas de reanimação não surtiram efeito tendo sido declarado o óbito no local.   Os Bombeiros Voluntários de Famalicão prestaram socorro com uma ambulância juntamente com a viatura médica de Famalicão.   A GNR de Famalicão tratou dos procedimentos legais relativos a esta ocorrência.  
HOMEM MORRE EM RIBEIRÃO Publicada:  8 de março de 2016, 20:30
Esta tarde às 14h50 um homem com cerca de 55 anos sofreu uma queda em altura na Freguesia de Cavalões tendo caído no telhado de uma garagem e ficado imobilizado no interior desse espaço.   Os Bombeiros Voluntários de Famalicão enviaram para esta ocorrência 1 ambulância de socorro e 1 veiculo de salvamento e desencarceramento para apoio na criação de acessos e no resgate da vítima.   O ferido foi conduzido ao Hospital de Famalicão com acompanhamento da viatura médica de Famalicão.  
QUEDA EM ALTURA Publicada:  18 de março de 2016, 10:14
Hoje de manhã, às 08h30, os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram accionados para um despiste de uma viatura ligeira de passageiros na Avenida da Indústria, Freguesia de Lousado. Deste acidente resultaram ferimentos ligeiros no condutor, um homem com 67 anos, que foi transportado ao Hospital de Famalicão. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão prestaram socorro com 1 ambulância.  
ACIDENTE DE VIAÇÃO EM LOUSADO
Publicada:  14 de março de 2016, 10:14 Publicada:  18 de março de 2016, 10:14
Uma senhora de 34 anos ficou ferida ao início da manhã de hoje após ter sido agredida por arma de fogo. Situação ocorreu na Avenida João XXI em Vermoim. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram accionados para esta ocorrência às 07h36 e prestaram socorro à vítima baleada, tendo posteriormente transportado a mesma ao Hospital de Famalicão em situação clínica estável. Após ter consumado a agressão, o agressor ter-se-à barricado na casa onde supostamente morava com a vítima, o que levou a um grande aparato policial. Face à situação de impasse que se verificava no local, Bombeiros Voluntários de Famalicão enviaram outra ambulância para o mesmo para prevenção a qualquer eventualidade que se viesse a registar. Estiveram envolvidos neste ocorrência 2 ambulâncias de socorro e 4 bombeiros.  
AGRESSÃO COM ARMA DE FOGO Publicada:  18 de março de 2016, 10:14
Um choque em cadeia entre 3 viaturas ocorrido esta manhã às 08h10 na Avenida Padre Manuel Costa Rego, Freguesia de S. Martinho do Vale provocou ferimentos ligeiros em 5 pessoas. Os feridos foram todos socorridos e transportados ao Hospital de Famalicão em situação clínica considerada estável. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão prestaram socorro com 2 ambulâncias juntamente com Bombeiros Voluntários Famalicenses.  
CHOQUE EM CADEIA EM S. MARTINHO DO VALE Publicada:  18 de março de 2016, 11:39
Nos meses de Fevereiro e Março do corrente ano a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Famalicão, adquiriram mais 2 viaturas novas. São 2 viaturas vocacionadas para o transporte de doentes não urgentes com maca e cadeira de rodas mais lugares sentadas. Trata-se de um investimento suportado pela Associação e é o primeiro passo de um projecto que iremos implementar de renovação da nossa frota automóvel. As viaturas adquiridas são, para cada vez mais, melhorar o nosso serviço que prestamos aos habitantes de Famalicão.  
Publicada:  2 de março de 2016, 10:14 Publicada:  18 de março de 2016, 19:00
O despiste de uma viatura na auto-estrada A3, hoje às 16h45, no sentido Sul/Norte, ao km 38, entre o nó de Cruz e o nó de Braga, provocou ferimentos ligeiros num jovem de 24 anos. A vítima foi socorrida pela equipa de emergência dos Bombeiros Voluntários de Famalicão e transportada ao Hospital de Braga. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão enviaram para este sinistro uma ambulância de socorro. A GNR/BT e concessionária da auto-estrada estiveram no local em apoio.
DESPISTE DE UMA VIATURA NA A3 Publicada:  25 de março de 2016, 10:43
HOJE COMEÇA A DENOMINADA "OPERAÇÃO PÁSCOA 2016". O NOSSO MAIOR DESEJO É QUE NÃO TENHAMOS OCORRÊNCIAS RELEVANTES A REGISTAR PARA ISSO É IMPORTANTE QUE: - ADOPTE COMPORTAMENTOS RESPONSÁVEIS NA ESTRADA - CONDUZA COM SEGURANÇA LEMBRE-SE QUE: - HÁ SEMPRE ALGUÉM À NOSSA ESPERA, CHEGUE LÁ EM SEGURANÇA!!! - NA OPERAÇÃO PÁSCOA 2015 REGISTARAM-SE 668 ACIDENTES DOS QUAIS RESULTARAM 6 MORTOS, 18 FERIDOS GRAVES, 202 FERIDOS LIGEIROS!!! - NÃO QUEIRA FAZER PARTE DESTAS ESTATÍSTICAS!!! EM CASO DE EMERGÊNCIA LIGUE 252 301 112 BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FAMALICÃO NÓS TEMOS, VOCÊ DISPÕE…
OPERAÇÃO PÁSCOA 2016 Publicada:  25 de março de 2016, 14:48
Uma mulher com 76 anos morreu hoje de manhã em Requião, supostamente após ter cometido suicídio por enforcamento. O alerta foi dado às 10h10. Foram tentadas várias manobras de reanimação por parte das equipas de emergência accionadas para o local mas sem sucesso. O óbito foi confirmado pela equipa médica da viatura médica de Famalicão. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão prestaram socorro com uma ambulância e 3 bombeiros.
MULHER MORREU EM REQUIÃO Publicada:  25 de março de 2016, 20:36
Ao final do dia de hoje os Bombeiros Voluntários de Famalicão receberam um alerta para acidente na autoestrada A7, estando o carro a arder e desconhecendo-se o número de feridos. Foram mobilizadas 2 ambulâncias, 1 veículo de desencarceramento, 1 veículo combate a incêndios e 15 bombeiros. No local encontraram um automóvel ligeiro de passageiros a arder, não se tendo registado acidente. Do incêndio não resultaram vítimas. Os Bombeiros de Riba de Ave já se encontravam no local no combate às chamas. A Brigada de trânsito da GNR e concessionária da auto estrada estiveram também presentes.
Publicada:  25 de março de 2016, 21:10
A meio da tarde de hoje, pelas 16h00, ocorreu um incêndio florestal na Freguesia de Lousado, lugar da Garrida. O incêndio deflagrou com alguma intensidade em área de mato e eucalipto. Arderam cerca de 3000 m2. Os Bombeiros Voluntários de Famalicão combateram este incêndio com 1 veículo florestal de combate a incêndios e 4 bombeiros.
INCÊNDIO FLORESTAL EM LOUSADO Publicada:  26 de março de 2016, 19:50
Terminou hoje o módulo de instrução das duas companhias operacionais relativo a intervenções em acidentes com matérias perigosas previsto no plano anual de instrução deste corpo de bombeiros. Foram 16 horas de instrução divididas em 4 sessões nas quais foram abordadas questões teóricas e foi feita a  aplicação das mesmas em resolução de cenários práticos de acidentes e incidentes com substâncias radiológicas, biológicas e químicas.
Publicada:  27 de março de 2016, 17:18
Cerca das 9H30 chegou o compasso ao nosso corpo de bombeiros. Uma formatura de homens voluntários que demostraram a sua gratidão para com a Associação, a todos os presentes que aguardavam o compasso o nosso obrigado. O Comando A Direção
Publicada:  29 de março de 2016, 13:07
Entre as 00h00 do dia 25 de Março 2016 e as 24h00 do dia 28 de Março 2016, os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram accionados para: 4 acidentes de viação; 1 incêndio industrial; 1 incêndio florestal; 2 Tentativas de suicídio; 9 situações de trauma; 1 agressão; 42 doenças súbitas;  2 limpezas de estrada;  1 prevenção a actividade desportiva; 40 situações de transporte de doentes; Foram envolvidos 108 veículos e 217 bombeiros nestas solicitações.
Ler mais...
Subir ao topo da página