Skip links

Bombeiros de Famalicão recebem estudantes de Erasmus

Bombeiros de Famalicão recebem estudantes de Erasmus

No âmbito do programa Erasmus, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Famalicão foi a escolhida pelo Ministério da Educação Turco para receber um grupo de estudantes da Turquia, alunos do curso profissional de bombeiro.

A escolha da nossa instituição foi feita após uma criteriosa seleção e teve por base os recursos e as competências técnicas e pedagógicas que este corpo de bombeiros possui e que são fulcrais para ajudar estes jovens no seu processo formativo.

O grupo, constituído por 8 jovens, 2 professores e 1 tradutor, acompanhou durante duas semanas o nosso corpo de bombeiros e recebeu formação em diversas áreas inerentes à missão dos bombeiros.

Tiveram formação em resgate e imobilização de vítimas, emergência pré-hospitalar, combate a incêndios, Suporte Básico de Vida e desencarceramento.

Tiveram oportunidade de visitar o Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga para perceberem o método de funcionamento da sala de operações, conhecer a missão desta entidade bem como acompanhar de perto a gestão das operações de socorro que surgiram durante o tempo da visita.

A Associação Portuguesa de Busca e Salvamento disponibilizou-se também para acompanhar estes jovens num treino de intervenção em cenários de busca e resgate de vítimas em estruturas colapsadas através de equipas cinotécnicas.

Outra mais-valia durante estas 2 semanas de aprendizagem foi a visita ao edifício onde está sediado o INEM no Porto. Conheceram os meios do INEM, os métodos de atuação e a central CODU, onde assistiram ao desenvolvimento da receção das chamadas de socorro e encaminhamento de meios.

A Proteção Civil Municipal de Famalicão colaborou também com estes jovens tendo aberto as suas portas para lhes mostrar o importante trabalho que por eles é desenvolvido ao nível municipal.

Para conhecer os mecanismos existentes no concelho para defesa da floresta contra incêndios, o grupo teve acesso às torres de vigia e aos pontos de abastecimento de água para os meios aéreos, importantes mecanismos para a deteção precoce de incêndio florestais bem como para o seu combate.

Para além de todo o conhecimento e aprendizagem, os jovens Turcos foram recebidos na Câmara Municipal pelo Exmo. Sr. Presidente Dr. Paulo Cunha e pela Exma. Sra. Vereadora Dra. Sofia Machado Fernandes, momento solene e de grande significado para ambas as partes.

Mas não foi só de formação que estas 2 semanas foram preenchidas. Os jovens turcos tiveram oportunidade de visitar os pontos mais centrais e culturais de Vila Nova de Famalicão, bem como as cidades de Porto e Braga e ainda fizeram um jogo de futebol contra a equipa do nosso corpo de bombeiros, um verdadeiro encontro entre 2 “seleções” onde o resultado foi o menos importante pois todos saíram vencedores.

Toda esta experiência finalizou com um jantar de despedida e a promessa de no futuro uma comitiva dos Bombeiros de Famalicão se deslocar à Turquia partilhar os seus conhecimentos.

Foram duas semanas de partilha, animação e companheirismo que ficarão para sempre na nossa memória.

 

Join the Discussion