Skip links

O Primeiro Carro Pronto-Socorro

O Primeiro Carro Pronto-Socorro

A partir de 1926 a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão passou a dispor do seu primeiro pronto-socorro para o combate a incêndios.


Os carros de tração animal e braçal que, até então, se utilizavam, começavam a ter os seus dias contados! Para angariar o montante necessário para a aquisição do carro Berliet e da bomba Delahaye a população foi chamada a dar a sua contribuição através de uma subscrição.


António Dias Costa, Vice-Presidente da Assembleia-Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários em 1922, assumiu-se como o grande benfeitor ao oferecer o chassis do carro.


«O produto dos bilhetes da peça de teatro Coração de Bombeiro, da autoria de Daniel Correia, cuja representação teve lugar em 19 de junho de 1924 na sala do teatro Olímpia de Vila Nova de Famalicão, assim como a venda do livrete (5$000 réis por exemplar), reverteram também para a compra do carro pronto-socorro Berliet.»


«Foi brilhantíssima a sessão solene para a entrega da Autobomba, bizarra oferta da Elétrica, L.da desta Vila, por iniciativa do seu gerente sr. António Dias Costa, ao qual todos os bombeiros devem principalmente este indispensável elemento de Pronto-Socorro para todas as freguesias do concelho. […] A festa do batismo da Autobomba de que foi madrinha a gentil menina Maria Estela Garcia Dias Costa e a bênção por Monsenhor Torres Carneiro, o qual falou enaltecendo a obra do Bombeiro Voluntário.» – «Estrela do Minho». A…., n.º…. (4 jul. 1926).

Return to top of page